Veja algumas plantas silvestres que podemos comer

 

 

 

 

 

Veja algumas plantas silvestres que podemos comer

Todos gostamos de conhecer as plantas silvestres que podemos encontrar num passeio pelo campo. As plantas silvestres são uma fonte valiosa de alimento e podem ser uma adição saudável e deliciosa à nossa dieta. Muitas vezes, essas plantas são ignoradas ou consideradas apenas como ervas daninhas, mas muitas delas são comestíveis e nutritivas.

PLANTAS SILVESTRES QUE PODEMOS CONSUMIR

Silene vulgaris, Colleja

Esta erva pertencente à família Caryophyllaceae é conhecida como colleja, faroletes, conillets, colitxos, capim-coelho, sanjuanin, berzuela… Ela cresce no clima mediterrâneo e sua época de floração é na primavera e no verão. Tem uma aparência característica, pois suas flores brancas têm o cálice inflado . Essa particularidade é que dá o nome científico à planta, pois é uma referência a Silenus, pai adotivo de Dionísio (filho de Zéus e Semele); que aparece em todas as pinturas com a barriga inchada.

Publicidade

Como a maioria das ervas silvestres que conhecemos, ela cresce em áreas não cultivadas e pode atingir 100 cm de altura! Podemos comer seus caules e folhas tenras, principalmente antes da floração , para usar em omeletes ou ensopados. E se o apanharmos mais tarde , terá um sabor algo áspero e ácido que podemos acompanhar com um bom prato de carne. Se quisermos cozinhá-los, é conveniente não fazê-lo por mais de 5 minutos, pois pode perder alguns de seus nutrientes.

Hemerocallis – Plantas

É uma planta muito conhecida por sua flor pertencente à família Xanthorrhoeaceae . Apesar de hoje ser mais comum vê-la em áreas européias, esta planta vem das regiões temperadas da Ásia , mas como é apreciada pelos europeus como planta ornamental, finalmente se naturalizou em nossa região. Também conhecido como ” lírio-do-dia “, devido à pouca vida que sua flor possui .

Publicidade

É uma herbácea perene muito importante no mundo asiático. Por um lado, é uma planta básica na medicina oriental . Os caules e raízes são um analgésico perfeito que tem sido usado há séculos no Extremo Oriente. Eles também têm propriedades diuréticas e, em estudos modernos, observou-se que o Hemerocallis possui componentes como o folomurosídeo com capacidade antioxidante .

Por outro lado, é uma planta com certa relevância na cozinha já que suas flores são vendidas no mercado para serem utilizadas em sopas ou carnes para dar um sabor amargo . Não confundir com o lírio, pois sua flor é tóxica.

Portula oleracea , beldroega – Plantas

É uma planta com folhas carnudas e caules bem vermelhos e flores amarelas da família das Portulacáceas. Podemos encontrá-la em solos arenosos e levemente úmidos, como nas bordas de campos agrícolas ou mesmo em vasos e vasos. Tem grande capacidade de invadir campos e por isso considerada uma “erva daninha”. Isso também se deve à forma como ele adere ao chão, motivo que levou à criação de dois ditados populares como: “Meu amor se espalha como beldroega” ou “Você é mais vago que beldroega”

Quanto às suas propriedades, a beldroega pode fornecer à nossa dieta substâncias que ajudam na digestão , sais minerais como cálcio, ferro, magnésio, potássio, enxofre e fósforo; e vitaminas C e A. Deste último, a capacidade antioxidante que possui. Por outro lado, seu uso tópico pode nos ajudar a acalmar as inflamações da pele.

Silybum marianum, Cardo mariano – Plantas

Também conhecido como cardo de leite, cardo de cabra, cardo de Santa María… é uma planta pertencente à família Compositae que costumamos encontrar ao longo das estradas e em terrenos secos e incultos durante os meses quentes.

É uma planta anual ou bienal que pode atingir dois metros de altura. Possui propriedades muito características como as suas grandes cabeças com tons avermelhados, os seus grandes espinhos e as suas grandes folhas com manchas brancas e contorno espinhoso.

Utilizado na cozinha de forma tradicional e não é difícil vê-lo num supermercado. As suas folhas grandes aproveitadas para uma salada, uma vez cortado o contorno espinhoso (cuidado com os espinhos na garganta). Você também pode ferver as folhas, bem como as raízes e as cabeças das flores, sendo um bom alimento com propriedades antioxidantes.

Allium ampeloprasum , alho-poró selvagem – Plantas

Esta é uma planta bulbosa da família das Liliáceas , que, como várias espécies desta família; Tem boas propriedades medicinais e culinárias. É conhecido por muitos nomes como alho-porro selvagem, alho-porro, ahoporro, alho cigano, alho burrero, alho-poró vinha, alho-barbón, alho-selvagem, alho-serra, alho-cegonha, alho-mole, alho-elefante, alho-chilote.

As inflorescências que apresenta são esféricas e grandes com cores roxas que podemos encontrar em prados, encostas ou valas. Mais tarde, para a sua utilização na cozinha, podemos utilizar os seus bolbos e os seus caules tenros em saladas ou ensopados; ou podemos preparar uma suculenta tortilla com seus talos picados.

Lactuca virosa; lechuga silvestre – Plantas

Da família Asteraceae, sendo a espécie silvestre de alface que todos conhecemos. Tem propriedades calmantes e ajuda a eliminar gases e ajuda a fazer uma boa digestão. Como anedota, conte que serve para controlar o excesso de desejo sexual. Portanto, cuidado com as saladas que podemos fazer com alface selvagem em um jantar de paixão. O resultado pode não ser o esperado.

Gostou das dicas? Que bom!

Sendo assim, aproveite para adicionar mais sabor aos seus dias. Visite nossas redes sociais! Temos então Pinterest, nosso Facebook e o Instagram, por fim o Youtube! Assim, faça muito mais receitas, são boas demais!

Você está aqui: