O alface é uma verdura bastante conhecida e consumida em todo o mundo. De origem incerta, acredita-se que tenha surgido no Mediterrâneo, sendo cultivado pelos antigos egípcios, gregos e romanos.
Com uma grande variedade de tipos, o alface pode ser encontrado em folhas lisas ou crespas, em diversas cores como verde, vermelho, roxo e até mesmo amarelo. Além disso, pode ser consumido tanto cru como cozido.
O alface é rico em nutrientes importantes para a saúde, como vitaminas A, C, K e do complexo B, além de minerais como cálcio, ferro e potássio. Por ser composto principalmente por água, o alface é também uma excelente fonte de hidratação para o organismo.
COMO CULTIVAR O ALFACE
Se você está pensando em plantar alface, podemos dizer que é uma cultura perfeita para iniciantes na horta urbana, pois não requer cuidados exigentes.
O que esperar da plantação de alface?
Esta hortaliça, pertencente à família das Compositae ( endívia, alcachofra, cardo), é ideal para quem inicia o seu percurso nas hortas urbanas:
- Não requer muitos cuidados e dificilmente afetado por pragas.
- Dessa forma, seu ciclo é curto, podendo colher pouco tempo, portanto pode ser combinada com outras hortaliças de ciclo mais longo para um melhor aproveitamento do espaço.
- Então, combinando as diferentes variedades, você pode ter uma colheita durante todo o ano.
- Por fim, é uma cultura que se adapta muito bem aos recipientes.
Sobre seus requisitos
Irrigação: moderadamente exigente, principalmente na formação da gema.
Nutrientes: como todos os vegetais folhosos, é um consumidor de nutrientes.
Substrato: são necessários 3 litros de volume.
Como a alface é plantada
Comum fazer um canteiro , embora também possa fazer por semeadura direta e posterior desbaste, para finalmente deixar uma distância entre as plantas de 20-30 cm.
No caso de terem que transplantá-las da sementeira para o recipiente final, o momento certo é quando a planta tiver 4-5 folhas verdadeiras. Colhidos entre 5-10 semanas depois na variedade de alface, quando a cabeça está apertada, ou uma colheita contínua, cortando as folhas necessárias, na variedade de corte. Principalmente na estação mais quente, a alface pode espigar ou crescer, isso significa que está em floração e as folhas ficam mais duras e com sabor amargo.
Portanto, para ter uma colheita ao longo do ano, faz-se um plantio escalonado . Mudas removidas durante o desbaste e mantidas em vasos menores até a hora de plantar outra rodada de alface. Além disso, as bolas de raiz nua pode mantê-las por alguns dias em uma bacia com água até que transplantadas.
As associações mais favoráveis de alface
Alho , cebola , repolho, pepino , alho-poró, rabanete , tomate e cenoura .
Também são compatíveis: berinjela , abobrinha, abóbora, espinafre , ervilha, fava , feijão, melão, nabo, pimentão , beterraba e melancia.
Pragas e doenças mais frequentes
Lesmas e caracóis . Em cultivo em terra. Solução: pegar manualmente ou montar armadilhas de cerveja (um recipiente de boca larga enterrado rente ao solo, cheio até a metade com cerveja que os atrairá).
cogumelos . Eles aparecem devido ao excesso de umidade. Solução: remover as áreas afetadas e promover aeração.
Pulgões . Aparecem quando há excesso de Nitrogênio. Remédio: pasta de urtiga como prevenção ou inseticidas vegetais como combate direto.
Pássaros. Solução: cubra com uma malha.
Variedades
Dentre as mais de 200 variedades de alface, as mais conhecidas são:
Romano . Muito comum e, como não forma uma gema muito consistente, deve-se amarrar quando faltam 15 dias para a colheita. Cultivada no verão.
Folha de carvalho . Uma variedade de corte e geralmente cultivada no outono-inverno.
Maravilhoso. Variedade que melhor se adapta a altas temperaturas, e cortada.
Botões de Tudela. Formam pequenos brotos e resistem a baixas temperaturas.
Gostou das dicas? Que bom!
Sendo assim, aproveite para adicionar mais sabor aos seus dias. Visite nossas redes sociais! Temos então Pinterest, nosso Facebook e o Instagram, por fim o Youtube! Assim, faça muito mais receitas, são boas demais!