O Molho de Tomate Italiano é um tesouro da culinária mundial. Preparado com tomates frescos, azeite de oliva, alho, cebola e uma variedade de ervas aromáticas, esse molho é um exemplo do amor e da dedicação à comida na Itália. Ele é cozido lentamente para criar uma textura sedosa e um sabor robusto. Cada colher desse molho evoca os campos ensolarados da Toscana e a tradição da cozinha italiana, transmitida de geração em geração. Além de ser a base de muitos pratos icônicos, o Molho de Tomate Italiano é uma homenagem à simplicidade e à autenticidade que fazem da comida italiana uma das mais adoradas do mundo.
MOLHO DE TOMATE ITALIANO
Preparar um autêntico molho de tomate italiano é um processo que requer paciência, mas o sabor recompensador faz valer a pena. Aqui está uma receita básica:
INGREDIENTES
- 2 latas de tomate pelado (800g cada) ou cerca de 2kg de tomates frescos maduros
- 4 colheres de sopa de azeite de oliva
- 1 cebola média, picada
- 4 dentes de alho, picados
- Sal e pimenta a gosto
- 1 colher de chá de açúcar (opcional, para equilibrar a acidez dos tomates)
- Folhas de manjericão fresco a gosto
- 1 pitada de pimenta vermelha em flocos (opcional, para um toque picante)
MODO DE PREPARO
- Se estiver usando tomates frescos, faça um corte superficial em forma de “X” na parte de baixo de cada tomate. Em seguida, coloque-os em uma panela com água fervente por alguns minutos, até que a pele comece a soltar. Retire e coloque em água gelada para parar o cozimento. Remova a pele e pique os tomates.
- Em uma panela grande, aqueça o azeite de oliva em fogo médio.
- Adicione a cebola e o alho e refogue até que fiquem macios e translúcidos.
- Se estiver usando tomates enlatados, acrescente os tomates pelados, esmagando-os com as mãos ou um utensílio.
- Tempere com sal, pimenta e açúcar. O açúcar é opcional e ajuda a equilibrar a acidez dos tomates.
- Deixe o molho de tomate cozinhar em fogo baixo por pelo menos 30 minutos a 1 hora, mexendo ocasionalmente. Quanto mais tempo cozinhar, mais os sabores se desenvolverão.
- Nos últimos minutos de cozimento, adicione folhas de manjericão fresco a gosto e a pimenta vermelha em flocos, se desejar.
- Após o cozimento, retire as folhas de manjericão e descarte-as.
O molho de tomate italiano caseiro está pronto para ser usado em uma variedade de pratos, como massas, pizzas, lasanhas e muito mais. Sua simplicidade e frescor são o que fazem da culinária italiana uma das mais adoradas do mundo.
Por fim, gostou dessa receita?
Assim, diga o que achou dessa receita nos comentários! Além disso, acesse os links acima para ver novas gostosuras ou aqui para voltar ao Receitas de Peso!
Dessa forma, vale lembrar também que se descer a página você vai automaticamente para outra receita!
Então, aproveite para adicionar mais sabor aos seus dias, visite nossas redes sociais! Temos Pinterest, nosso Facebook e o Instagram e faça muito mais receitas, são boas demais!