O tiramisu é um dos mais famosos e deliciosos doces da culinária italiana. A sua origem é bastante incerta, mas acredita-se que tenha sido criado no norte da Itália, na região da Toscana.
O nome “tiramisu” vem do italiano “tira mi su”, que significa “me levanta”. Acredita-se que o nome tenha sido escolhido porque o doce é feito com ingredientes que têm propriedades energéticas, como o café e o cacau, que podem levantar o astral de quem o consome.
TIRAMISU NO PRATO
INGREDIENTES
Para o biscoito caseiro:
- farinha de trigo ⅓ de xícara (chá)
- açúcar ¼ de xícara (chá)
- 1 huevo
- amido de milho 2 colheres (chá)
- 1 pizca de sal
- açúcar de confeiteiro a gosto para polvilhar
- manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a assadeira
Creme e montagem:
- mascarpone ¾ de xícara (chá)
- 2 huevos
- azúcar 4 cucharadas
- café forte coado sem açúcar ⅓ de xícara (chá)
- conhaque 2 colheres (sopa)
- 8 unidades dos biscoitos champanhe caseiros
- cacau em pó a gosto para polvilhar
La forma de preparar esta receta es muy sencilla y estoy segura que si la sigues paso a paso podrás hacer la tuya propia. receta, será maravilloso.
MÉTODO DE PREPARACIÓN
Biscoito
Primeiramente, pré aqueça o forno a 180 °C (temperatura média). Então Unte uma assadeira grande com manteiga. Polvilhe com farinha de trigo, chacoalhe e bata sobre a pia para tirar o excesso.
Numa tigela, misture a farinha com o amido e reserve. Logo após, Em outra tigela média de vidro refratário (ou inox) quebre o ovo. Junte o açúcar, o sal e misture bem.
Para fazer o banho-maria, leve uma panela pequena com água ao fogo médio. Em seguida, encaixe a tigela com o ovo (a água não deve encostar no fundo da tigela, o calor do vapor é suficiente para aquecer e dissolver o açúcar) e mexa com uma espátula de silicone até o ovo aquecer e o açúcar dissolver. Então, para verificar o ponto, retire uma porção com uma colher e esfregue com a ponta dos dedos: se ainda sentir grãozinhos de açúcar, pode cozinhar um pouco mais.
Logo depois, retire a tigela do banho-maria e, com o batedor de claras acoplado ao mixer, bata o ovo até aumentar em 4 vezes o volume, formando uma espuma clara e densa (se preferir, utilize uma batedeira manual ou um batedor de arame).
Em seguida, Acrescente aos poucos a mistura de farinha com amido, passando pela peneira. Então, a cada adição, misture delicadamente com a espátula, fazendo movimentos de baixo para cima, para incorporar a farinha sem perder a aeração.
Posteriormente, para modelar os biscoitos: transfira uma porção da massa para a assadeira e nivele com as costas de uma colher, formando um círculo de 6 cm de diâmetro. Em seguida, Repita com o restante da massa para formar no total 8 biscoitos, deixando 2 cm entre cada um na assadeira.
Levando para o forno – Tiramisu
Logo após, Polvilhe açúcar de confeiteiro sobre os biscoitos e leve para assar por cerca de 10 minutos, ou até ficarem levemente dourados. Retire do forno e deixe esfriar completamente na assadeira.
Creme e Montagem:
Primeiramente, numa tigela pequena, quebre um ovo de cada vez, separando a clara da gema. Transfira as claras para uma tigela média de vidro refratário (ou inox) e as gemas para outra tigela. Leve uma panela pequena com um pouco de água ao fogo baixo para ferver — ela vai ser usada para aquecer as gemas e as claras em banho-maria.
Em seguida, acrescente 2 colheres (sopa) do açúcar às gemas e encaixe a tigela na panela com água — lembre-se que a água não pode encostar na tigela, o vapor é o suficiente para dissolver o açúcar sem correr o risco de cozinhar as gemas. Mexa com uma espátula até aquecer e o açúcar dissolver. Com a espátula levante uma porção da mistura e, com a ponta dos dedos, verifique se as gemas estão aquecidas sem grãozinhos de açúcar.
Retire a tigela da panela e, com o batedor de claras acoplado no mixer, bata até formar um creme claro no meio do processo, pare de bater e raspe a lateral da tigela com uma espátula para o creme ficar uniforme. Junte o mascarpone e bata apenas para incorporar. Reserve o creme, lave e seque bem o batedor do mixer.
Acrescente o restante do açúcar às claras e encaixe a tigela na mesma panela do banho-maria. Mexa as claras com uma espátula para aquecer, repetindo o mesmo processo feito com as gemas.
Retire a tigela da panela e, com o batedor de claras acoplado no mixer, bata até formar um merengue bem leve — cuidado para não bater em excesso, pois fica mais difícil incorporar o creme de mascarpone a um merengue muito firme. Adicione ⅓ do merengue ao creme de mascarpone e mexa bem com a espátula para incorporar. Junte o restante aos poucos, mexendo delicadamente, de baixo para cima. Reserve.
Hora de separar os pratos – Tiramisu
Logo após, separe 4 pratos de sobremesa para a montagem. Num prato fundo, misture o café com o licor.
Então molhe bem apenas um dos lados do biscoito no café e transfira para o prato de sobremesa, com o lado molhado para cima. Logo depois, coloque uma colher do creme sobre o biscoito (cerca de ¼ de xícara) e espalhe para cobrir toda a superfície. Prepare uma nova camada com biscoito umedecido e creme — cada sobremesa vai ter 2 biscoitos e 2 camadas de creme. Repita com o restante.
Leve os pratos com os tiramisus montados para a geladeira por 20 minutos (eles ficam ainda mais gostosos gelados). Se preferir você pode servir logo após a montagem. Polvilhe com cacau em pó apenas na hora de servir.
Finalmente, ¿te gustó esta receta?
Así que aprovecha para añadir más sabor a tus días. ¡Visita nuestras redes sociales! entonces tenemos Pinterest, nuestro Facebook y el Instagram, finalmente el YouTube! Así que haz muchas más recetas, ¡están buenísimas!