O que procuramos em um bom utensílio de cozinha, seja uma panela ou uma frigideira, é que sua superfície não seja prejudicial à saúde e que não desgrude, estragando o sabor do refogado. Também queremos que aqueça os ingredientes igualmente. Podemos classificá-los por tamanho ou pelo material de que são feitos. Também devemos pensar no tipo de fogão que vamos usar (gás, vitrocerâmica, indução…), pois este também é um fator determinante para o tipo de panela e panela que vamos usar, embora hoje encontremos alguns que são adequados para todas as cozinhas do mercado mundial.
PANELAS E FRIGIDEIRAS
PANELAS DE TEFLON
São tachos muito versáteis e cómodos para as mais variadas preparações ( omeletes , escaldar legumes, fritar, bifes de vaca…). Eles suportam bem a temperatura para diferentes tipos de cozimento. São antiaderentes, embora sua capacidade diminua com o tempo. As colheres de silicone devem ser usadas para que não risquem pois o material acaba descolando e nesse caso é melhor descartar e comprar novas. Para lavá-los, é melhor fazê-lo à mão.
PANELAS DE CERÂMICA
A cerâmica não é tão prejudicial quanto o Teflon. A sua capacidade antiaderente é boa se forem utilizadas temperaturas moderadas, embora também se deteriore com o tempo. É aconselhável cuidar de sua superfície usando talheres que não risquem e não os coloque na máquina de lavar louça. Em algumas ocasiões a superfície de algumas panelas ou frigideiras de cerâmica é esmaltada e é preciso ter cuidado para que não descole.
PANELAS DE AÇO INOX
As panelas de aço são uma das que dão melhores resultados e são muito duráveis, embora seja preciso saber como usá-las. Não liberam materiais insalubres e respeitam o sabor dos alimentos. Eles costumam ter um fundo grosso no qual diferentes ligas são combinadas para distribuir o calor por dentro e que os alimentos sejam cozidos por igual. Se você souber usar bem as temperaturas, não gruda, mas se usar altas temperaturas, a comida pode grudar. Eles são muito fáceis de limpar e duram uma vida inteira se usados corretamente.
PANELAS DE TITÂNIO
Essas panelas são fortes e duráveis. Servem para tudo devido ao seu poder antiaderente e são muito fáceis de limpar. Quando cozinhamos, o calor é distribuído pela panela da mesma forma e seu peso varia de acordo com a espessura do titânio. Como em todas as frigideiras, é importante usar utensílios que não danifiquem a superfície, tanto no cozimento quanto na limpeza. O sabor dos alimentos é preservado. Algumas frigideiras de titânio têm a possibilidade de retirar a pega e podemos utilizá-las para o forno a temperaturas moderadas. Isso é ideal para dar um toque final a algumas receitas, como refogado de arroz . Poderemos dar-lhe um toque gratinado.
PANELAS DE FERRO FUNDIDO OU AÇO
Versátil na hora de cozinhar e muito leve. Nesta seção podemos destacar que geralmente vêm de fábrica com uma camada de óleo. A primeira coisa que faremos é aquecê-lo e depois enxaguá-lo bem com água quente e enxugá-lo com um pedaço de papel. Espalhamos um pouco de azeite e está pronto a servir. Para sua manutenção, deve-se seguir o mesmo procedimento após cada uso, não utilizar sabão. Nesta categoria encontramos o wok, um utensílio de cozinha que pesa pouco, profundo, circular e com duas alças de cada lado para poder movê-lo. A sua origem é chinesa e nela podemos cozinhar, saltear, fritar e grelhar ou cozinhar todos os tipos de alimentos de forma saudável em poucos minutos. A regra principal é que é muito quente e pode ser usado em todos os tipos de cozinhas.
FRIGIDEIRAS
AÇO INOXIDÁVEL
As panelas de aço inoxidável são indestrutíveis se usadas corretamente. Como vimos na seção anterior, assim como as frigideiras, costumam ter um fundo grosso para distribuir o calor corretamente pelo fundo da panela e seu antiaderente é melhor em temperaturas médias do que em altas. Eles são ótimos para todos os tipos de cozimento, curtos ou longos. Podemos cozinhar alguns legumes, como preparar uma sopa, como fazer um guisado e deixar em lume brando, a vapor ou podemos preparar um guisado ou uma massa rápida para acompanhar com carne. Também encontramos fogões rápidos ou de “pressão”. É uma das invenções mais revolucionárias na cozinha que nos torna cada vez mais capazes de preparar deliciosas receitas e maravilhosos ensopados em pouco tempo. Eles limpam maravilhosamente, mesmo quando o fundo agarra um pouco se formos descuidados. Não agrega sabor às refeições, respeitando também a nossa saúde.
FERRO FUNDIDO
Esses tipos de panelas são ótimas e distribuem o calor como nenhuma outra panela para os ingredientes que estão dentro, que cozinham perfeitamente por igual. São pesados, mas suportam altas temperaturas e todos os tipos de cozimento, o que nos dá a oportunidade de preparar inúmeras receitas. Sua durabilidade pode chegar a um século ou mais, se bem cuidada. Se não for vitrificado, deve-se adicionar banha ou azeite após cada uso para evitar a oxidação.
CERÂMICA
Os potes de cerâmica, assim como as panelas, são feitos de materiais que não são tóxicos e não descolam como acaba acontecendo com o Teflon. São ideais para cozinhar massas, caldos de legumes ou de aves, arroz. Deve-se levar em conta que com o uso acabam se desgastando e deve-se utilizar instrumentos de silicone ou madeira para evitar danificá-los. Também podemos cozinhar ensopados em fogo baixo, pois funcionam muito melhor em temperaturas baixas e médias.
ALUMÍNIO
As panelas de alumínio estão praticamente esgotadas e, caso contrário, não são recomendadas. Ao cozinhar o alumínio se desprende e o ingerimos com os alimentos. O alumínio tem a propriedade de ser cumulativo, acumula-se no corpo sem conseguir eliminá-lo, o que pode se tornar um grave problema de saúde a longo prazo.
COBRE
Estes potes muito apreciados pelas suas características. Muito resistentes quando bem cuidados e mantidos limpos. Os vegetais cozidos, por exemplo, conservam toda a cor, principalmente os verdes. Os alimentos mantêm todo o seu sabor e quando cozinhados ficam livres de bactérias graças ao cobre e à sua propriedade antibacteriana. Para ter as panelas de cobre como no primeiro dia, limpam-se com vinagre, limão e sal. Em seguida, é enxaguado com água quente e seco imediatamente para que não saia azinhavre (camada tóxica esverdeada que sai sobre o cobre).
Por último, ¿te han gustado estos consejos?
Sendo assim, aproveite para aprender mais dicas e para adicionar mais sabor aos seus dias. Visite nossas redes sociais! Temos então Pinterest, nuestro Facebook y el Instagram, finalmente el YouTube! Así que haz muchas más recetas, ¡están buenísimas!