Manjericão é uma planta aromática muito comum de se cultivar em casa e também pode ser utilizada na cozinha, veja abaixo
COMO PLANTAR MANJERICÃO EM CASA
O manjericão é uma planta aromática muito comum de se cultivar em casa e também pode ser utilizada na cozinha, por exemplo para fazer molho pesto.
É muito fácil plantá-la, basta colocá-la onde receba sol direto e regá-la com frequência, ou que deve ser cultivada considerando que é uma planta anual, ou seca, deve ser plantada novamente a cada ano. Uma das duas maneiras de plantar é fazer canteiros de flores e depois transplantá-los para um vaso.
VAMOS VER ALGUMAS RECOMENDAÇÕES
O manjericão prefere um clima quente a temperado, é por isso que a primavera e o verão são as épocas ideais para cuidar e cultivar as mudas, pois as temperaturas quentes criam o ambiente ideal para o cultivo dessa planta, mas quando as temperaturas já ultrapassam os 32 graus , a exposição ao calor e a falta de rega podem ser inconvenientes. Em relação ao solo ideal, é aconselhável uma boa drenagem, com solo adubado e solto. A umidade é essencial, sem excesso de água.
Para os dias mais quentes do verão, é recomendável manter os manjericões em meia sombra, pode-se conseguir com toldos ou uma pequena estufa. Os raios do sol, por serem mais intensos , podem danificar as folhas se forem expostas diretamente. Se você tiver mudas de manjericão em vasos pequenos, pode trazê-las para dentro de casa durante os horários de pico do sol.
AS MUDAS
Quando você tiver o manjericão em mudas, antes de transplantá-lo, você terá que acompanhar o desenvolvimento saudável. Terá que cuidar de pragas típicas da estação quente, como formigas e lagartas, embora em geral a planta seja bastante resistente a pragas.
Uma dica, você também pode podar as folhas das extremidades, isso ajudará a promover um crescimento mais rápido das folhas. Quando as primeiras flores aparecerem, corte-as para que a planta continue crescendo. Quando a planta se desenvolve com a flor, uma vez que a flor morre, a planta geralmente também morre.
PLANTAR O MANJERICÃO
Prepare o canteiro para colocar as sementes de manjericão. Uma boa opção é usar um recipiente raso, de aproximadamente 5 a 10 cm, que você deve encher com terra fresca e adubada.
As sementes plantadas superficialmente (1 cm) fazendo buracos com os dedos no solo, colocando duas ou três sementes por buraco e cobrindo cuidadosamente com terra. Terminado esse processo, você deve irrigar todo o canteiro com água. Esta deve ficar numa janela, varanda ou terraço para que receba sol direto, e deve ser regada a cada um ou dois dias.
Mudas de manjericão brotam 10-15 dias após o plantio, e você pode mantê-las lá até que tenham 6 folhas (cerca de 8-10 cm de altura). Dessa forma, o transplante deve ser feito pela manhã, antes que o canteiro receba pleno sol e antes de regar as plantas. Então, precisa ter muito cuidado com as mudas de manjericão para não estragar as raízes. Antes do transplante, deve-se ter um vaso preparado (cerca de 20 ou 30 cm de altura) com solo adubado, seco e não muito compactado.
No vaso, faça um buraco com a mão ou com uma pá de jardinagem, e deposite a muda, tomando cuidado para que as raízes não dobrem. Em seguida, adicione terra para cobrir um pouco o caule e compacte um pouco a terra apoiando as palmas das mãos perto do caule e pressionando suavemente.
Finalmente, toda a superfície da terra deve ser regada abundantemente . A rega do manjericão deve ser frequente mas em pequena quantidade. Você pode ver aqui mais dicas de como cuidar do manjericão . Assim que a planta de manjericão crescer, teremos folhas frescas do início do verão até meados do outono e, às vezes, até mais.
Así que aprovecha para añadir más sabor a tus días. ¡Visita nuestras redes sociales! entonces tenemos Pinterest, nuestro Facebook y el Instagram, finalmente el YouTube! Así que haz muchas más recetas, ¡están buenísimas!