Plantar sementes é uma das atividades mais orgânicas e naturais que podemos fazer. A partir desta simples ação, diversos processos são desencadeados, que resultarão no nascimento e crescimento de uma planta. Neste texto, forneceremos as melhores orientações para que você consiga semear com sucesso.
COMO PLANTAR SEMENTES
O que precisamos para semear?
- Sementes da planta que queremos reproduzir, sejam frutas ou legumes, ou plantas com flores.
- Um lugar para semear, seja um vaso, um canteiro ou um pedaço de terra.
- Solo ou substrato fértil (um solo com boas propriedades é essencial)
- Um regador ou um jarro ou garrafa e um pano.
PASSO 1
Como primeiro passo, você deve colocar as sementes em um copo com água e mexer. As sementes que vão para o fundo do copo são as boas e as que ficam boiando certamente não são as ideais para semear.
PASSO 2
Prepare a terra no pomar, na horta ou em um vaso , o mais recomendado é com substrato ou adubo, é muito importante ter uma boa terra com certos compostos orgânicos para garantir que a semente receba bastante nutrientes e também tenha boa umidade, o que serão pontos essenciais para iniciar a germinação.
PASSO 3
Deposite as sementes em pequenos orifícios, sulcos ou uniformemente distribuídas no solo ou no substrato do vaso. Também teremos que levar em conta que existem variedades de sementes que não precisam ser depositadas muito profundamente. As vezes nas camadas superficiais da terra elas têm mais chances de germinar e evoluir, desde que a terra seja leve e tem boa umidade.
PASSO 4
Cubra as sementes com uma camada de terra com cerca de duas vezes o tamanho da semente. Ou seja, basta uma semente de 2 mm para enterrá-la 4 mm no solo . Quanto maior a semente, mais ela pode ser enterrada. Embora, como mencionamos antes, existem sementes que se adaptam muito bem quando semeadas superficialmente.
PASSO 5
Em épocas de calor, seja na primavera e no verão, quando a evaporação do solo é maior, o ideal é regar abundantemente com regador ou mangueira, mas mesmo assim é preciso ter cuidado para não gerar poças ou lama.
Lembre-se, se as sementes são muito pequenas quando a superfície é irrigada, elas entram em contato melhor com o solo. Já para sementes grandes não é necessário regar sempre, enquanto o solo estiver úmido.
Se as sementes forem muito pequenas, você pode usar um borrifador ou adicionar água com os dedos.
PASSO 6
Controle a temperatura e a umidade , esses dois aspectos são fundamentais para gerar o intervalo certo para a germinação das sementes. Se estiver muito sol e calor, podemos cobrir a área de semeadura com uma meia , para que deixe passar parcialmente a luz, mas não diretamente.
Por fim, gostou dessas dicas?
Sendo assim, aproveite para aprender outras dicas e para adicionar mais sabor aos seus dias. Visite nossas redes sociais! Temos então Pinterest, nosso Facebook e o Instagram, por fim o Youtube! Assim, faça muito mais receitas, são boas demais!