Como limpar portas de madeira, muito fácil

 

 

 

 

 

Como limpar portas de madeira, muito fácil

Se as portas de madeira da sua casa perderam todo o brilho e esplendor, recupere-as colocando em prática estes truques de limpeza.

As portas de madeira são peças comuns e originais em todas as casas, graças ao seu preço económico e ao facto de se adaptarem perfeitamente à arquitetura de qualquer casa. Pelo contrário, são peças que não costumamos limpar regularmente, embora devêssemos! Principalmente quando queremos manter aquela cor e brilho originais que tinham no início.

Poeira, sujeira, teias de aranha, areia e graxa se acumulam em sua superfície. Quer aprender a deixá-los como novos?

Publicidade

Método para limpar portas de madeira e recuperar o brilho

Como indicamos no início, iremos passo a passo, vendo exatamente qual produto é mais adequado para portas de madeira (de acordo com seu acabamento: natural, envernizado, envernizado…):

Porta de madeira natural limpa

A madeira natural não tratada é porosa e susceptível de adquirir manchas escuras ou esbranquiçadas se forem aplicados detergentes abrasivos.

Portanto, o melhor método para limpar portas de madeira natural não tratada é remover a poeira com um espanador , remover manchas com uma solução de amônia e água e passar um pano de microfibra limpo e semi-úmido para remover qualquer resíduo de detergente. Passamos este pano por toda a porta no sentido do grão.

Publicidade

Para recuperar esse brilho natural, use um líquido de polimento ou cera natural no mesmo tom da madeira. Vai ficar como novo!

Limpeza de portas de madeira envernizadas (e lacadas)

As portas de madeira envernizadas e lacadas possuem uma camada que protege a madeira natural. Nesse caso, o que devemos fazer é evitar que os produtos que usamos destruam essa camada.

Portanto, para limpar facilmente portas envernizadas, primeiro remova a poeira com um espanador ou pincel e, em seguida, borrife uma solução de 25ml de vinagre de maçã e 75ml de água na porta envernizada . A seguir, com um pano de microfibra, comece a limpar a madeira no sentido da fibra .

Como passo final, limpe com um pano semi-úmido para remover quaisquer vestígios de vinagre da madeira. Lembre-se de limpar os batentes das portas, o interior dos batentes e o guidão (ou maçanetas) com esta solução.

É muito importante retirar o pó antes de iniciar a limpeza, pois a areia ou terra que se acumula pode riscar (durante a limpeza) o verniz da porta e, consequentemente, também a madeira.

Esta mistura de vinagre de maçã (o vinagre branco também pode ser usado para limpeza) é perfeita para remover manchas de gordura de armários e bancadas , ao mesmo tempo em que atua como bactericida.

E como limpar porta de madeira muito suja?

Se a porta de madeira estiver muito suja, coloque em prática os seguintes truques: Em um recipiente, despeje três colheres de sopa de bicarbonato de sódio mais um pouco de sabonete líquido e cerca de cinco gotas de suco de limão. Mexa bem a mistura até formar uma pasta de espessura média.

Em seguida, aplique a mistura de bicarbonato de sódio nas manchas e espalhe suavemente por toda a porta com um pano semi-úmido. Esfregue nas áreas onde há manchas difíceis até que elas desapareçam.

Por fim, passe novamente um pano limpo e semi-úmido por toda a porta em modo de enxágue. Se quiser um brilho extra, aplique oxigênio ativo (ou água oxigenada) em um pano e esfregue em toda a porta.

Outra solução possível:

Outro truque caseiro para limpar profundamente portas de madeira é preparar água com sabão em uma bacia com sabão em barra (lagarto, castela, barra) e aplicar essa mistura na porta com uma esponja macia. Para finalizar a limpeza, passamos um pano umedecido com vinagre de maçã e secamos com um pano de microfibra.

Você pode colocar em prática essa limpeza uma vez a cada duas semanas, já que é uma limpeza mais profunda das portas.

Manchas de caneta em portas de madeira?

Se a porta de madeira apresentar alguma mancha específica como caneta, tinta, esmalte ou similares, limpe-a com um algodão embebido em álcool isopropílico (ou álcool 70%).

Erros comuns a evitar

Existem muitos erros que devemos evitar ao limpar essas portas:

Nunca utilize detergentes abrasivos que danifiquem o verniz ou o verniz dessas portas, especialmente as de madeira natural não tratada.
Limpe a porta com um espanador ou aspire antes de começar a limpeza.
Procure usar panos macios para não danificar ou arranhar a porta.
A secagem das portas é muito importante, principalmente em madeira não tratada, por isso, como passo final, passe um pano de microfibra seco para retirar o máximo de umidade possível.

Gostou das dicas? Que bom!

Sendo assim, aproveite para adicionar mais sabor aos seus dias. Visite nossas redes sociais! Temos então Pinterest, nosso Facebook e o Instagram, por fim o Youtube! Assim, faça muito mais receitas, são boas demais!

Você está aqui: