O pão de espelta é uma opção deliciosa e saudável para aqueles que buscam variedade e nutrição em sua alimentação. A espelta, um ancestral do trigo, tem ganhado popularidade por seus benefícios nutricionais e sabor único.
Com uma textura leve e um sabor ligeiramente adocicado, o pão de espelta oferece uma experiência gustativa diferenciada. Além disso, a espelta é naturalmente rica em fibras, vitaminas do complexo B e minerais essenciais, tornando-o uma escolha nutritiva.
Outro aspecto interessante do pão de espelta é a sua digestibilidade. A espelta contém uma forma de glúten mais frágil, o que pode facilitar a digestão para algumas pessoas sensíveis ao glúten do trigo comum.
A versatilidade do pão de espelta também merece destaque. Pode ser utilizado em diversas preparações, desde torradas no café da manhã até sanduíches e acompanhamentos para refeições principais.
Se você está em busca de uma opção de pão que ofereça sabor, nutrição e uma experiência culinária diferenciada, o pão de espelta é uma excelente escolha. Experimente e desfrute dos benefícios que essa delícia proporciona ao seu paladar e bem-estar.
PÃO DE ESPELTA
INGREDIENTES
- 400 gramas de farinha de espelta
- 100 gramas de farinha de trigo
- 300 gramas de água morna
- 1 colher de chá de sal
- 15 gramas de fermento fresco
O modo de preparo desta receita é bem simples e tenho certeza que se seguir ele passo a passo vai conseguir fazer sua receitinha, vai ficar maravilhosa.
MODO DE PREPARO
Primeiramente, em uma tigela, misturar a farinha de espelta com a farinha e o sal.
Então, em outra tigela, misturar a água morna com o fermento e mexer até dissolver. Fazer um buraco no centro da mistura de farinha como um vulcão.
Logo após, despejar a mistura de água e fermento, misturar até que os ingredientes estejam bem integrados.
Virar a massa para a mesa que previamente enfarinhamos e amassar por aproximadamente 10 a 15 minutos.
Amassar a massa com as mãos, esticar a massa de vez em quando enquanto torcer para continuar amassando depois. Desta forma, será liso e elástico. Fazer uma bola com a massa e colocá-la em uma tigela grande untada com um pouco de óleo.
Cobrir com filme plástico e deixar descansar por aproximadamente 1 hora, dentro do forno desligado.
O tempo de fermentação é aproximado, a massa deve dobrar de volume. No inverno, pode acelerar os tempos pré-aquecendo o forno a 50°C e desligando-o antes de colocar o pão. Assim que a massa dobrar de volume ou até triplicar, amassar novamente para tirar o ar de dentro.
Amassar dando-lhe a forma alongada.
Polvilhar a assadeira com farinha e colocar o pão sobre ela.
Fazer alguns cortes com uma faca afiada e cobrir com um pano limpo.
Deixar crescer novamente por 1 hora. Pré-aquecer o forno a 250ºC.
Dentro do forno na base colocar uma tigela própria para forno com água, assim conseguiremos que a crosta fique estaladiça.
Assim que o pão tiver duplicado de volume, levar ao forno, baixar a temperatura para 200ºC e deixar cozer durante 35 minutos.
O pão está pronto quando bater algumas vezes na base e ouvir um som oco.
Deixar o pão esfriar em uma gradinha.
Por fim, gostou dessa receita?
Sendo assim, aproveite para adicionar mais sabor aos seus dias. Visite nossas redes sociais! Temos então Pinterest, nosso Facebook e o Instagram, por fim o Youtube! Assim, faça muito mais receitas, são boas demais!