Escondidinho de carne seca um prato típico da culinária brasileira, vem ver

 

 

 

 

 

Quer fazer a diferença hoje na sua cozinha? Então vem aprender agora mesmo como fazer o escondidinho de carne seca, veja abaixo

O escondidinho de carne seca é um prato típico da culinária brasileira, que é muito popular em diversas regiões do país. Ele consiste em uma mistura de carne seca desfiada com purê de mandioca ou batata, que é assado no forno até formar uma crosta dourada por cima. O resultado é um prato saboroso e reconfortante, que é perfeito para aquecer nos dias mais frios.

ESCONDIDINHO DE CARNE SECA

INGREDIENTES

  • 5 ramos de salsinha
  • azeite a gosto
  • sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • 1 quilo de carne seca
  • 2 tomates maduros
  • 2 cebolas
  • 2 dentes de alho

PURÊ DE MADIOCA

  • 2 e meia colheres de sopa de manteiga
  • sal a gosto
  • 1 xícara de chá de queijo de coalho ralado fino
  • 1 quilo de mandioca descascada
  • 1 xícara de chá de leite

O modo de preparo desta receita é bem simples e tenho certeza que se seguir ele passo a passo vai conseguir fazer sua receitinha, vai ficar maravilhosa.

Publicidade

MODO DE PREPARO

Primeiramente, corte a carne seca em cubinhos que é para dessalgar a carne. Lave bem sob água corrente e coloque os cubos em uma tigela. Então, cubra os cubos de carne com 5 xícaras de chá de água fria e deixe na geladeira durante 12 horas, mas atenção: troque a água da carne seca pelo menos 2 vezes durante a dessalga.

Logo após, escorra a água e transfira a carne para a panela de pressão, cubra com água até completar metade do volume da panela, tampe e leve ao fogo alto. Quando a panela começar a apitar, abaixe o fogo e cozinhe por 30 minutos. Prepare os outros ingredientes nesse meio tempo.

Em seguida, descasque e pique fino as cebolas e os alhos. Lave, seque e corte os tomates ao meio, mas tire as sementes e corte cada metade em cubos pequenos. Lave, seque e pique grosseiramente a salsinha.

Publicidade

Dessa forma, após o cozimento da carne, reserve meia xícara de chá da água do cozimento e transfira a carne para uma travessa. Descarte o excesso de gordura e desfie os pedaços ainda quentes com dois garfos.

Em uma panela refogue por 2 minutos a cebola em 2 colheres de sopa de azeite, tempere com uma pitada de sal, até murchar. Acrescente o alho, o tomate e mexa por 1 minuto. Coloque mais 2 colheres de sopa de azeite, adicione a carne desfiada, tempere com sal e pimenta e refogue por 2 minutos para absorver os sabores. Por fim, junte a água do cozimento reservada, a salsinha e misture bem. Transfira para uma tigela e reserve para a montagem.

Como fazer o PURÊ e a Montagem

Antes de começar a preparar o escondidinho, pré-aqueça o forno a 240° C, temperatura alta, para garantir que ele estará quente o suficiente quando for necessário.

Em seguida, corte a mandioca em fatias grandes de aproximadamente 8 cm e coloque na panela de pressão. Cubra com água, sem ultrapassar o nível máximo de ⅔ da panela, e leve ao fogo alto. Quando a panela começar a apitar, abaixe o fogo e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos.

Desligue o fogo e deixe toda a pressão sair antes de abrir a panela. Em seguida, escorra a água da mandioca e transfira os pedaços para uma panela grande. Descarte a fibra central e amasse os pedaços ainda quentes dentro da própria panela, usando um amassador de legumes ou um garfo, conforme preferir.

Adicione o leite e leve a panela ao fogo baixo. Mexa bem com uma espátula por cerca de 5 minutos até formar um purê bem cremoso. Tempere com sal e misture a manteiga para dar um sabor extra.

Para montar os escondidinhos, preencha 8 potinhos individuais com a carne seca refogada e cubra com o purê de mandioca. Polvilhe com queijo coalho ralado e leve ao forno para gratinar por cerca de 20 minutos, ou até que o queijo derreta e fique dourado. Retire do forno e sirva imediatamente, ainda quente e delicioso!

Por fim, gostou dessa receita?

Sendo assim, aproveite para adicionar mais sabor aos seus dias. Visite nossas redes sociais! Temos então Pinterest, nosso Facebook e o Instagram, por fim o Youtube! Assim, faça muito mais receitas, são boas demais!

Você está aqui: