Cultivar frutas, legumes e ervas em vasos pode ser uma ótima opção para quem tem pouco espaço ou quer ter uma horta em casa. É possível cultivar uma grande variedade de plantas em vasos, desde morangos e tomates até ervas aromáticas como manjericão e salsinha.
Vantagens de cultivar em vasos
Uma das maiores vantagens de cultivar alimentos em vasos é a possibilidade de criar sua própria área de jardim em um espaço pequeno, até mesmo em uma varanda no meio da cidade. Você pode escolher vasos que complementem sua decoração, e não precisa se limitar ao tipo de solo que existe em seu jardim. Com os vasos, você pode misturar seu próprio meio de cultivo perfeito para as plantas que deseja cultivar. Para plantas como mirtilos que preferem solos mais ácidos, você pode dar a elas exatamente o que elas precisam desde o início.
Os vasos também lhe dão a tranquilidade de saber que não haverá ervas daninhas ou plantas por perto para roubar nutrientes de suas plantações. Você pode mover facilmente os vasos para dar mais ou menos luz solar às suas plantas ou para estender a estação de crescimento, pois a posição do sol muda ao longo das estações. Você também pode desfrutar das delícias e nutrientes da comida caseira, onde quer que more.
Como escolher os Vasos
Culturas comestíveis são uma categoria de plantas para as quais quase sempre é melhor usar vasos maiores. Para tomates , pimentões , berinjelas e vegetais frutíferos semelhantes, são necessários vasos maiores, com pelo menos 30 cm ou mais de diâmetro e profundidade para dar às raízes mais espaço para crescer. Vasos maiores também ajudam a conservar a umidade no solo e a manter as temperaturas consistentes, o que beneficia o crescimento dos alimentos.
Os vasos para culturas comestíveis também devem ter uma boa drenagem, devem ter vários orifícios grandes de drenagem para que o excesso de água escorra facilmente. As raízes de sua comida nunca devem estar em solo encharcado. Vasos feitos de materiais respiráveis, como a terracota, que é naturalmente porosa, ajudam a manter o oxigênio fluindo do solo até as raízes. Para vegetais tropicais que preferem calor, como tomates, vasos de cor escura absorvem o calor e ajudam a manter as raízes e o solo aquecidos.
Culturas comestíveis para inspirar seus planos de plantio
A maioria das plantas comestíveis se dá bem em recipientes, desde que sejam bem cuidadas e tenham espaço para crescer de forma saudável. Culturas de raízes, como cenouras e beterrabas, podem ser cultivadas a partir de sementes em seus vasos. Sem os desafios e problemas de espaço que costumam ter se cultivadas em solo de jardim, elas formam raízes comestíveis quase perfeitas quando plantadas em um vaso de solo preparado. Árvores frutíferas, de cítricos anões a figos carnudos, crescem excepcionalmente bem em grandes contêineres de pátio. E as alfaces e outras folhas verdes comestíveis facilitam o cultivo de saladas verdes mistas, mesmo em vasos rasos ou cestas suspensas.
Culturas de tubérculos, como batata e batata-doce, que colocam suas raízes carnudas e comestíveis no subsolo, se dão bem em vasos grandes e espaçosos. Novas variedades de mirtilos, framboesas e amoras, desenvolvidas especificamente para o cultivo em contêineres, se darão bem em contêineres de pátio. Plantas trepadeiras, como pepinos , abobrinhas e outras abóboras , florescem em vasos grandes e elevam seus jardins quando treliças ou outros meios de suporte são adicionados.
Pontos básicos para o cuidado de culturas comestíveis produtivas em vasos
Legumes, frutas e outros alimentos cultivados em vasos requerem as mesmas coisas que as culturas ao ar livre. É sua responsabilidade que eles tenham tudo o que precisam:
Luz abundante
Colheitas deliciosas e nutritivas de abundantes vegetais e frutas precisam de muita luz. O mínimo para a maioria das culturas é de seis a oito horas de luz solar direta. Geralmente, quanto mais luz você der às suas hortas, melhor será para suas plantas, para que você possa desfrutar de mais frutas e vegetais em sua mesa. Mova os vasos ao ar livre conforme necessário quando os padrões de luz mudarem com as estações. Para vasos internos, coloque plantas alimentícias perto de janelas que recebam mais luz solar ou forneçam mais luz com luzes regulares ou luzes de cultivo.
Solo saudável e nutritivo
O uso adequado da terra e dos nutrientes aumenta a produção de alimentos. As misturas de envasamento especialmente projetadas para cultivo em recipientes drenam rapidamente, mas retêm a umidade. Adicionar um fertilizante completo e balanceado e matéria orgânica extra, como minhocas, na época do plantio fornece uma boa base para alimentos em recipientes. Esses alimentos também se beneficiam de fertilizantes projetados para fornecer os nutrientes especiais que frutas e vegetais preferem, mesmo quando têm pouco solo à sua disposição. Além disso, um fertilizante com adição de cálcio ajuda a prevenir doenças como a podridão final da flor.
Água constante
Frutas e vegetais gordurosos e suculentos precisam de água abundante e constante. A variação na umidade pode fazer com que a fruta seque, rache ou rache. Como o solo seca mais rapidamente em vasos, você precisa ficar de olho nos níveis de umidade. Regar demais pode ser pior do que subaquático, então sempre verifique antes de adicionar mais água. Basta enfiar o dedo indicador no solo e ver se ele está úmido e fresco. Se estiver seco, regue até que o excesso saia pelos orifícios de drenagem. Se o solo estiver úmido, certifique-se de que os buracos não estejam cobertos, deixe secar por um ou dois dias e verifique novamente.
Por fim, gostou dessas dicas?
Sendo assim, aproveite para aprender novas dicas e também para adicionar mais sabor aos seus dias. Visite nossas redes sociais! Temos então Pinterest, nosso Facebook e o Instagram, por fim o Youtube! Assim, faça muito mais receitas, são boas demais!