Babosa ou Aloe Vera como cultivar em casa

 

 

 

 

 

Babosa ou Aloe Vera como cultivar em casa

A babosa, também conhecida como Aloe vera, é uma planta suculenta originária da região do Mediterrâneo e norte da África, mas que hoje é cultivada em todo o mundo. Ela é bastante conhecida pelas suas propriedades medicinais e cosméticas, sendo amplamente utilizada em produtos de cuidados pessoais e tratamentos naturais.

A babosa é uma planta de fácil cultivo, que se adapta bem a diferentes tipos de solo e condições climáticas. Ela possui folhas verdes e carnudas, que contêm um gel transparente rico em vitaminas, minerais e antioxidantes. Esse gel é o principal responsável pelas propriedades medicinais da babosa.

BABOSA OU ALOE VERA

Publicidade

Todos nós conhecemos os grandes benefícios do aloe vera. Esta planta medicinal com enormes propriedades é muito fácil de cultivar. Tanto que vale a pena tê-lo em casa. Necessita de poucos cuidados, pouca água e, além disso, basta tê-lo dentro de casa.

Vozes populares dizem que não há um dia em que uma nova propriedade do aloe vera não seja descoberta. É maravilhosa. Um recurso natural ao nosso alcance que devemos ter em conta. Esta planta pode ser a solução para muitas dessas condições e problemas cotidianos.

ALGUMAS PROPRIEDADES DA BABOSA

Publicidade

Possui várias vitaminas e minerais. Do grupo B , taninos, óleos, ácidos graxos (oleico e linoleico), a numerosos aminoácidos.
Aloe vera também tem a capacidade de regenerar as células da pele , muito indicada em caso de queimaduras, por exemplo.
É muito digestivo e trata problemas de prisão de ventre .
Além de tratar problemas de pele, também é ideal para regenerar os tecidos internos.
É um bom anti-inflamatório.

O QUE VOCÊ PRECISA PARA CULTIVAR EM CASA

Um vaso grande de barro.
Metade solo de jardim normal e a outra metade turfa (material orgânico proveniente da decomposição de vegetais).
Cascalho que colocaremos no fundo do vaso, e que servirá de sistema de drenagem.
O corte do aloe que queremos cultivar.

Você deve saber que existem mais de 200 tipos de plantas de aloe vera. Qual escolher então? Anote o melhor:

Aloe arborescens: é considerada prima da aloe vera e tem a forma de um “polvo”. Tende a crescer muito rápido e faz, sim, em forma de arbusto, podendo atingir até 4 metros. Quanto às suas propriedades, diga-lhe que tem muitas, como tratar queimaduras, problemas de pele e acelerar a cicatrização.
Aloe saponaria: tem folhas muito largas, muito carnudas, de 15 a 20 cm de comprimento, com bordas espinhosas. Também trata problemas de pele, é bom para prisão de ventre, inflamação… É magnífico e muito bonito. Embora sim, não fica muito grande.
Aloe aristata: sua roseta central costuma ter de 15 a 30 cm de diâmetro, com folhas bem carnudas. Além de tratar da mesma forma que as plantas anteriores, é ideal para tratar picadas de vespas ou outros insetos. Muito medicinal e uma das preferidas na hora de ter em casa.

COMO ELAS CRESCEM

  • Começaremos colocando o cascalho no fundo, que servirá de drenagem para que o aloe vera não apodreça.
  • Colocamos metade de terra e a outra metade de turfa enriquecida . Nunca coloque areia de praia porque sais em excesso não fazem bem para essa planta.
  • Coloque a planta de aloe vera que você escolheu no centro e cubra até o início das folhas .
  • A babosa tende a arrancar raízes grandes, ou seja, fica bem presa. O ideal é que, depois de plantada, não regue por duas semanas. As raízes vão crescer um pouco e, depois desse tempo, é quando vamos regar.

A babosa é uma planta que precisa de muito sol, então você pode colocá-la em um cantinho iluminado da casa ou na sua varanda.
Precisa de muito pouca água, então se você regá-la a cada duas semanas, ela se sairá bem.
A babosa não se dá bem com o frio, por isso no inverno devemos protegê-la.
Ela tende a crescer rápido e, quando você perceber, plantas menores já terão brotado ao seu redor . São seus filhotes, que podemos começar a plantar em outros vasos, a partir de quatro dedos de altura.

Como você pode ver, é muito fácil cultivar aloe vera em casa, cresce rápido e não requer cuidados excessivos. Quando você vir suas folhas grandes e carnudas o suficiente, será útil para nossos remédios caseiros. Também se reproduz muito bem, o que significa que de vez em quando você tem novas mudas ao seu redor.

Gostou das dicas? Que bom!

Sendo assim, aproveite para adicionar mais sabor aos seus dias. Visite nossas redes sociais! Temos então Pinterest, nosso Facebook e o Instagram, por fim o Youtube! Assim, faça muito mais receitas, são boas demais!

Você está aqui: