Plantar cebolas é uma atividade simples e gratificante que pode ser realizada em jardins ou hortas caseiras. As cebolas são plantas bulbosas que podem ser cultivadas em diversos tipos de solo e climas, desde que haja uma boa drenagem e exposição solar.
VAMOS PLANTAR CEBOLAS EM CASA?
A cebola é uma planta de climas temperados , embora nas primeiras fases de cultivo tolere temperaturas abaixo de zero, para a formação e maturação do bulbo, mas requer temperaturas mais altas e dias longos, cumprindo-se na primavera para os primeiros ou curtos variedades diurnas e no verão-outono para o dia tardio ou longo. Muito adaptável, temperatura óptima 15º-23º C.
Prefere solos soltos, saudáveis, profundos, ricos em matéria orgânica , de consistência média e não calcários. Em solos pedregosos, rasos, mal lavrados e pouco arenosos, os bolbos não se desenvolvem bem e adquirem um sabor forte. Solo macio e leve sem poças de água. Para obter bulbos grandes, é necessário solo bem fertilizado . A cebola costuma se reproduzir por semente, mas algumas variedades geram pequenos bulbos próximos ao bulbo principal, que também são utilizados para novos plantios.
A época de plantio varia de acordo com a variedade e o ciclo da cultura . Transplante as mudas no meio da primavera com uma separação de 15 cm entre os espécimes e 25 entre as fileiras. Corte metade das folhas antes do plantio e não coloque os espécimes profundamente enterrados. A primeira rega deve ser feita imediatamente após o plantio.
Posteriormente, a irrigação será essencial em intervalos de 15 a 20 dias. A irrigação será interrompida de 15 a 30 dias antes da colheita. A rega ajudará em intervalos secos, mas pare de regar quando os bulbos estiverem formados e as folhas começarem a se enrolar para baixo. É muito sensível ao excesso de umidade , pois mudanças bruscas podem causar rachaduras nas lâmpadas. A limpeza do mato é fundamental para se obter uma boa colheita , pois se estabelece forte competição com a cultura, principalmente devido ao sistema radicular curto da cebola. Desenterre o solo, mas ligeiramente para que as raízes não sofram.
A COLHEITA
Duração da cultura de 80 a 150 dias. Colha quando os bulbos estiverem grandes o suficiente e, se quiser armazená-los, espere que os topos sequem, depois rasteje o solo e deixe as cebolas espalhadas ao lado, por exemplo, para secar ao sol. Colete no verão , quando as folhas começam a amarelar.
Após a colheita, retiram-se as raízes e entrelaçam-se as folhas, formando o que se convencionou chamar de “ristras”(varais ou cordas quem formam um arranjo), que ficam penduradas em local seco e ventilado. Também armazenados em pilhas, formando uma camada de 80 cm de espessura, isolada do solo por meio de armação de madeira em galpões sempre secos e ventilados ou em silos especialmente projetados para esse fim; baixas temperaturas, ambiente seco e boa ventilação são requisitos essenciais para uma boa conservação .
Por fim, gostou dessas dicas?
Sendo assim, aproveite para conhecer novas dicas e para adicionar mais sabor aos seus dias. Visite nossas redes sociais! Temos então بينتيريستلدينا فيسبوك و انستقرام, por fim o Youtube! Assim, faça muito mais receitas, são boas demais!